Portugal
Culturais: São muitos os aspectos da identidade e da cultura portuguesa, que fazem com que esse país seja tão encantador. Desde o que se põe na mesa durante um almoço de família, passando pelos hábitos mais triviais, os detalhes culturais estão sempre presentes, sendo preservados e passados adiante, de geração em geração.
Culinária
A culinária de Portugal é bastante conhecida e é capaz de agradar a todos os gostos, mas isso não é nenhuma novidade. Dos pratos salgados aos doces, as opções de pratos típicos portugueses são muitas. Isso sem contar os pratos regionais, que enriquecem ainda mais a gastronomia portuguesa.
Dentre os alimentos mais consumidos no país estão o bacalhau (na forma de pataniscas ou de bolinho, por exemplo), as sardinhas (que são uma das estrelas do São João do Porto), batatas, pães e os inúmeros queijos, tudo sempre regado com o bom azeite português.
Há ainda a famosa francesinha, um prato típico encontrado principalmente no Porto. Ele é feito com pão e diversas carnes como linguiça, bife e bacon. É finalizado com queijo e um ovo estrelado, tudo isso servido em um picante molho. É para os fortes, mas vale a pena provar.
Religião
A religião em Portugal é uma parte muito importante da cultura e da identidade portuguesa. Conforme os dados oficiais, cerca de 80% da população afirma ser católica.
Assim, são muitas as pessoas que cultivam com firmeza hábitos de afirmação da fé, como comparecer a missas semanalmente, ir a santuários cumprir promessas e participar de festas religiosas e romarias.
Festas populares
As festas populares também são uma parte importante da cultura portuguesa que merece destaque. São inúmeras que acontecem pelo país em várias fases do ano.
No período de São João, vale a pena prestigiar o famoso São João do Porto (que acontece do dia 23 para o dia 24 de junho) ou a Festa de Santo Antônio em Lisboa (que acontece do dia 12 para o dia 13 de junho). Essas são as mais conhecidas, mas nesse período há festas populares pelo país todo.
Outro evento típico da cultura portuguesa são as festas medievais, em que os frequentadores podem fazer uma verdadeira viagem no tempo. Recomendamos que conheça a Festa Medieval de Óbidos ou a Viagem Medieval se Santa Maria da Feira.
10 Pontos Turísticos de Portugal:
• Torre de Belém, Lisboa;
•Praias de Algarve;
•Santuário de Fátima, Fátima;
•Ponte Dom Luís, Porto;
•Cabo da Roca e Azenhas do Mar, Sintra;
•Universidade de Coimbra, Coimbra;
•Passeio de Barco no Rio Douro, Porto;
•LX Factory, Portugal;
•Palácio Nacional de Mafra;
Históricos: Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora. O Tratado, assinado entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII de Leão e Castela, reconhece o estatuto jurídico de Portugal como reino independente. Em 1179 esse estatuto foi confirmado pelo Papa Alexandre III.
No início do séc. XIX as tropas de Napoleão invadiram Portugal e a corte mudou-se para o Brasil, a fim de assegurar a continuidade dinástica e assim a independência de Portugal. Quando, 14 anos mais tarde, em 1821, o rei D. João VI regressou a Portugal, o país era diferente: para além das marcas deixadas pelos anos de guerra surgira entretanto o movimento liberal, o qual transformara o panorama político nacional. O poder do rei não mais era absoluto e a primeira constituição estava em vias de ser aprovada.
Depois de um período conturbado e da participação portuguesa na 1.ª Guerra Mundial, deu-se a 28 de maio de 1926 um golpe militar que pôs fim à Primeira República. Iniciou-se então um período de ditadura militar que terminou com a aprovação da Constituição de 1933. Através desta foi instaurado o Estado Novo, regime autoritário, corporativista e de partido único dominado pela figura de António Oliveira Salazar, que governou o país durante quase meio século.
A 25 de abril de 1974 a "Revolução dos Cravos" devolveu a liberdade e a democracia aos portugueses, rapidamente reconhecendo a independência das antigas colónias em África.
Nome do grupo: Eduarda Martins, Livia Lopes, Thainá Eugênio e Victoria Ferreira.
Comentários
Enviar um comentário